domingo, 30 de outubro de 2011

A criança e o desenho

Toda criança adora desenhar. E, através do desenho ela cria, interpreta e entende o mundo a sua volta.

O desenvolvimento progressivo do desenho implica mudanças significativas que, no início, dizem respeito à passagem dos rabiscos iniciais da garatuja para a construções cada vez mais ordenadas, fazendo surgir os primeiros símbolos. Imagens de sol, figuras humanas, animais, vegetação e carros, entre outros, são frequentes nos desenhos das crianças, reportando mais a assimilação dentro da linguagem do desenho do que a objetos naturais. Essa passagem é possível graças às interpretações da criança com o ato de desenhar e com desenhos de outras pessoas. (RECNEI, 1998). 


Professora Olivia

sábado, 8 de outubro de 2011

Turma 6A: Arte no azulejo

         


            A turma de cinco e seis anos experimentou diversas possibilidades de produzir seus desenhos com “canetões”, canetinhas, massinha, papel crepom molhado, tintas, giz de cera e de lousa. Contarei um pouco das vivências de tintas, pincéis no azulejo.



         Como revelam as imagens abaixo, foi oferecido todo o material necessário e a valorização das produções pelo registro fotográfico. Em nossa última experiência, dia 23 de setembro, a Maria Alice, veio contar que misturando o branco com o vermelho virava rosa, pedi para que contasse sua descoberta para toda a turma que foi impulsionada a fazer também suas misturas.



         Esse é o grande diferencial da educação infantil, onde diferente de planejar uma aula específica de cores primárias e secundárias, com explicações e textos, podemos permitir, com os mesmos objetivos e intencionalidades a construção de uma aprendizagem significativa a partir das utilizações dos materiais sem medo e acreditando que a criança é capaz de realizar descobertas como essa relatada e valorizar tais momentos promovendo o conhecimento que não esquecerão jamais!




Professora Adriana Teixeira