quinta-feira, 10 de maio de 2012

Repertório de histórias conhecidas – levantamento de histórias

LEITURA E RECONTO
TEMA: Repertório de histórias conhecidas – levantamento de histórias.
OBJETIVO:
- Desenvolver a linguagem oral da criança,
- Proporcionar a criança momentos de socialização através da leitura,
- Ampliar o repertório de histórias da criança.
CONTEÚDO:
Repertórios de histórias
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE:
1 – Organização:
. Roda de conversa,
. Painel – Lista de histórias levantadas pelas crianças.
2. Espaço: Sala de aula.
3. Interações: Conversa informal com os colegas.
COMENTÁRIOS DA ATIVIDADE
A atividade foi muito interessante e bem aceita pelo grupo.
Iniciamos a aula com a roda de conversa e alguns combinados sobre seu desenvolvimento, como:
- Levantar o braço e esperar a vez para falar,
- Não gritar,
- Respeitar o colega quando estiver falando.
Mesmo com todos os combinados levantados, no primeiro momento foi meio tumultuado pois todas as crianças queriam falar ao mesmo tempo, mas logo se adequaram a proposta sugerida e então continuidade a atividade.
Conforme as histórias iam sendo citadas, a lista também ia sendo formada, percebi que além de poucas histórias faladas, as crianças misturaram personagens, filmes, desenhos, um personagem em outra história. Enfim houve algumas confusões e algumas preferências como: OS TRÊS PORQUINHOS, BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÔES, SÍTIO DO PICA PAU AMARELO, AS PRINCESAS, e alguns filmes: CARROS, TOY STORE, BARBIE, etc.
Conclui que o repertório de histórias conhecidas pela turma é restrito, necessitando serem criados momentos diários de leituras, recontos e também incentivar as famílias a leitura com seus filhos, para assim formarmos futuros leitores com prazer pela leitura.
LISTA DE HISTÓRIAS
  1. PEQUENA SEREIA
  2. OS TRÊS PORQUINHOS
  3. BARBIE
  4. BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES
  5. LOBISOMEM
  6. TOY STORE
  7. CARROS
  8. SÍTIO DO PICA PAU AMARELO


- TEMA: Brincando com a história – OS TRÊS PORQUINHOS.
- OBJETIVO:
. Proporcionar momentos prazerosos para a criança,
. Incentivar e envolver a criança ao gosto pela leitura – comportamento leitor,
. Observar a criatividade da criança em relação a história,
. Desenvolver a linguagem oral da criança.
- CONTEÚDO:
. Leitura de diferentes versões da história escolhida.
- DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE:
1. ORGANIZAÇÃO:
- Roda de conversa – combinados,
- Roda de histórias e recontos,
- Leitura com avental,
- Caixa surpresa.
2. ESPAÇO:
- Pátio,
- Sala de aula,
- Sala de vídeo.
3. INTERAÇÕES:
- Manuseio de livros,
- Vivencia com vários objetos relacionados ou não a história,
- Contato visual com a história,
- Momentos de socialização através das atividades dadas.
COMENTÁRIOS DA ATIVIDADE
. Primeiro momento: A história dos Três porquinhos foi escolhida para essa atividade pois foi a história mais citada pelas crianças e que chamou mais atenção ao ser contada.
. Segundo momento: Roda de histórias foram formadas para proporcionar as várias versões contadas. E todas foram ouvidas com atenção e muito entusiasmo.
- Leitura 1: versão clássica – só texto
Livro: Os três porquinhos e outras histórias – FÁBULAS DE OURO.
- Leitura 2: O diário do lobo – Jon Scieszka
- Leitura 3: Meus porquinhos – Audrey Wood
- Leitura 4: avental de histórias
- Leitura 5: Leitura visual do filme.
. Terceiro momento: Após todos esses momentos alegres,
Prazerosos e produtivos sugeri a turma realizar comentários e recontos pontuando alguns itens relevantes como: INTRODUÇÂO, DESFECHO E CONCLUSÂO. Qual parte da história que gostaram e o que não gostaram.
Muitas crianças quiseram falar e até mesmo fizeram gestos e vozes dos personagens da história.
Os combinados foram respeitados por quase todas as crianças, então tudo foi explorado de maneira agradável.
Adoraram assistir o filme e no final todos aplaudiram pelo sucesso dos porquinhos.
. Quarto momento: CAIXA SURPRESA
Esse momento foi um dos mais empolgantes, onde as crianças se divertiram e puderam vivenciar com todos os objetos de forma lúdica e algumas crianças fizeram relação de alguns objetos com a história trabalhada através de brincadeiras de faz de conta, teatros e músicas.
Foi um trabalho muito bem aceito pela turma. Senti que todos se envolveram, divertiram, aproveitaram brincando e aprendendo.
.                                   Brincando com a história: