sábado, 6 de abril de 2013

Observação do jardim

O olhar da criança:

As crianças passearam pela escola, observando os jardins e fotografaram o que viram:



O olhar da ciança
O olhar da criança
O olhar da criança
O olhar da criança

O olhar da criança
O olhar da criança
O olhar da criança

História da Páscoa

***Passamos para nossas crianças. Muito lindo***


Bombom de leite em pó

Nossa Páscoa:

Partilhamos com nossas crianças e todos da escola.


  
Bombom de leite em 

Receita do bombom de leite em pó

Receita do bombom de leite em pó
Receita do bombom de leite em pó

Receita do bombom de leite em pó

Receita do bombom de leite em pó

As crianças se divertiram comendo
               



sexta-feira, 5 de abril de 2013

A importância do desenho na pré-escola

  O desenho e o desenvolvimento das crianças

Os rabiscos ganham complexidade conforme os pequenos crescem e, ao mesmo tempo, impulsionam seu desenvolvimento cognitivo e expressivo.


Mais cedo ou mais tarde, todos os pequenos se interessam em registrar no papel algo que seja reconhecido pelos outros. No começo, é comum observar o que se convencionou chamar de boneco girino, uma primeira figura humana constituída por um círculo de onde sai um traço representando o tronco, dois riscos para os braços e outros dois para as pernas. Depois, essa figura incorpora cada vez mais detalhes, conforme a criança refine seu esquema corporal e ganhe repertório imagético ao ver desenhos de sua cultura e dos próprios colegas.

No início, o que se vê é um emaranhado de linhas, traços leves, pontos e círculos, que, muitas vezes, se sobrepõem em várias demãos. Poucos anos depois, já se verifica uma cena complexa, com edifícios e figuras humanas detalhados. O desenho acompanha o desenvolvimento dos pequenos, com a exploração de movimentos em papéis variados, ela adquire coordenação para desenhar.


Os rabiscos realizados pelos menores, denominados garatujas, tiveram o sentido ampliado.No período de produção de garatujas, ocorre uma importante exploração de suportes e instrumentos. A criança experimenta, por exemplo, desenhar nas paredes ou no chão e se interessa pelo efeito de diferentes materiais e formas de manipulá-los, como pressionar o marcador com força e fazer pontinhos. Essa atitude de experimentação tem valor significativo para o seu desenvolvimento.

Desenhar é uma forma de a criança lidar com a realidade que a cerca, representando situações que lhe interessam.
Aluna Erika 6A

Diferentes materiais
No desenho são inúmeras as propostas com diferentes meios como lápis de cor, giz de cera, canetinhas, grafite, giz de lousa e outros. Os suportes incluem o sulfite, a cartolina, o chão, a lousa, parede de azulejo, sucatas (rolinhos de papel higiênico, de laminado, caixas variadas, tampas de caixa de pizza, de sapato, etc).
- Produzir interferências criativas. 
É importante que além de variar o tipo de suporte, variemos também os formatos: ora retangular, ora quadrado, triângulos, círculos; e as dimensões: bem grandes fixados na parede, colocados no chão; bem pequenos (10 x 10 cm) (utilizando canetinha fina) ou ainda estreitos e compridos.  Essa variedade de tamanhos, formas e texturas conduzem os pequenos a buscar novas soluções, a encontrar outras possibilidades de ocupação do espaço e uso dos diferentes materiais.( Revista Nova Escola)


Durante as aulas, é preciso criar constantemente situações em que a criança desenhe sobre o tema que quiser e experimente vários materiais - lápis, tinta, giz de cera, carvão - e diversos suportes - papel, chão, areia, parede... 
"Não importa se faz e  tempo que o desenho foi produzido. Mostrá-lo cria referência de que ele foi feito por alguém e pertence a um conjunto de obras", explica Rosa ( revista nova escola).
. Tudo isso contribui para a turma deslanchar e começar a elaborar traços mais criativos e bem compostos
Aprimorar o desenho...
- Possibilita a expressão pela linguagem pictórica, além da oral e escrita.
- Mostra o valor da arte na vida e na sociedade.
- Evita o empobrecimento gráfico e a produção de trabalhos estereotipados.
"Revista Nova Escola"

Mostra de obras feitas pelas nossas crianças de 4 a 5 anos:

Desenho feito com farinha de trigo:
 Crianças do 6D


                           Desenho com barbante, 
                           turmas manhã e tarde:



           Gravura feito com isopor e guache
                       Infantil II- 6A


Trabalho de base circular de espessura fina e interferência de lápis preto e guache:

                                                               6C




                    Desenho feito com carvão



                    Desenho com guache:



           Desenho com giz molhado e papel craft:



Desenho giz molhado - 6A




Desenho no círculo



Desenho de instalação