quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Que delícia brincar de areia molhada

É muito importante proporcionar as crianças brincadeiras que elas não conseguem brincar na rua ou em casa. Com a orientação do professor fica ainda mais gostoso !
http://youtu.be/gn2nXTMdv9o

LEITURA SIMULTÂNEA

Participar de uma comunidade de leitores, escolhendo leituras a realizar,
comentando o que leu, indicando livros, compartilhando dúvidas, preferências e
impressões, é essencial para a formação de novos leitores. Esse projeto
apresenta um contexto extremamente favorável para a construção dessas
práticas. Para a escola, ele é um instrumento valioso porque valoriza o papel
dos professores enquanto leitores-modelo para as crianças, cria um ambiente
de troca e construção de saberes entre seu corpo docente e faz que a escola
se constitua, de maneira mais ampla, numa comunidade de leitores de
literatura.
As crianças têm a oportunidade de escolher a história que vão ouvir
segundo suas preferências literárias e não como de costume, pelo voto da
maioria ou escolha pelo professor. O painel com as resenhas dos livros da
sessão “divulga” o acervo da biblioteca e da escola, ampliando o repertório das
crianças. O fato das sessões de leitura acontecerem simultaneamente
promove o envolvimento de toda a equipe de professores, pois cada um
oferecerá uma leitura diferente no mesmo horário da rotina.
2. Objetivos e conteúdos
Os objetivos e conteúdos das Sessões Simultâneas de Leitura de Contos são
apresentados no quadro abaixo:
Objetivos:
Ter prazer em escutar a leitura em voz alta;
Fazer antecipações sobre a história;
Compartilhar o efeito que a leitura de um conto produz;
Trocar opiniões e discutir interpretações sobre aspectos do conto
lido/ouvido;
Voltar ao texto para esclarecer interpretações, tirar dúvidas ou para
apreciar novamente um trecho do qual se gostou especialmente;
Trocar informações sobre o autor, ilustrador e contexto do conto;
Recomendar leituras fundamentando sua escolha; e
Evocar outros textos a partir do escutado.
Conteúdos:
Critérios de escolha e de indicação de contos;
Leitura como fonte de prazer e entretenimento; e
Intercâmbio entre leitores.