sexta-feira, 13 de maio de 2011

"Projeto Amar e Respeitar"

-Projeto  será executado durante todo o ano de 2011.
Objetivo:
*Valorizar sentimentos como o amor, a felicidade, a amizade, a cooperação, etc;
*Estimular o valor ao próximo e a si mesmo;
* explicar o papel do cidadão e o objetivo de viver bem;
* trazer o desafio a convivência;
 *Despertar o interesse a todas as coisas que estão em seu meio;
 *Mostrar a coragem de executar o ser melhor.
-Aprender a ser
-Aprender a conviver
-Aprender a conhecer
-Aprender a fazer
Justificativa:
No começo do ano as crianças tiveram um comportamento em que não havia respeito entre os colegas e nem para com os professores.
Atravéz da roda de conversa fizemos combinados em que todos deram opiniões de o que seria: "Viver bem amando e respeitando as pessoas e o nosso meio em que vivemos''
Tivemos problemas com as crianças quanto ao comportamento, estavam falando palavrões, chutes, brincadeiras de tapas etc...
Procedimentos:
Além da roda de conversa, leitura de fábulas e outros.Fazemos leituras diárias dos combinados e sempre ressaltando alguma coisa que estava em evidência no momento.
*Dinâmicas como:
- Dinâmica de relaxamento( imaginando o cuidado com o nosso meio em que vivemos, o bem estar do corpo, imaginando boas ações etc...)
-Dinâmica em que massageávamos o coração e tirávamos tudo o que ocorria no cotidiano como: palavões, chutes nos colegas, empurrar na fila, estragar a atividade do colega, desrespeitar os mais velhos, arrancar as plantas, machucar os animais etc...
-  Em uma roda, uma criança escolhe um coração com algum pensamento,vai até o meio da roda para trocar com outra criança e falar algo que gostou do seu desenho.
- Registro de atividades surgidas durante o ano, através de vários portadores de textos e de roda de conversa.
- Cada aluno enviará ma carta social com o que aprendemos e irão desenhar o seu pensamento, a professora também enviará para cada aluno parabenizando-o e o lembrando do nosso projeto.

Observações até o momento:
No momento em que as crianças trocavam corações  a maioria das crianças batiam palmas e se abraçavam!
Em sala de aula observei que sempre que alguma criança não tinha um comportamento adequado com o amigo já sabiam que não estava certo e que tinham que pedir desculpas;
Observei que está se iniciando um longo trabalho de respeito as regras de convivência e respeito ao meio em que vivemos. A criança é espontânea e já vi alguns resultados, principalmente quando elas brincam.
Está sendo muito bom trabalhar com eles !!
Professora Valéria 6ºC


Nenhum comentário:

Postar um comentário