O desenho e o desenvolvimento das crianças
O desenho e o desenvolvimento das crianças
Os rabiscos ganham complexidade conforme os pequenos crescem e, ao mesmo tempo, impulsionam seu desenvolvimento cognitivo e expressivo.
Mais cedo ou mais tarde, todos os pequenos se interessam em registrar no papel algo que seja reconhecido pelos outros. No começo, é comum observar o que se convencionou chamar de boneco girino, uma primeira figura humana constituída por um círculo de onde sai um traço representando o tronco, dois riscos para os braços e outros dois para as pernas. Depois, essa figura incorpora cada vez mais detalhes, conforme a criança refine seu esquema corporal e ganhe repertório imagético ao ver desenhos de sua cultura e dos próprios colegas.
No início, o que se vê é um emaranhado de linhas, traços leves, pontos e círculos, que, muitas vezes, se sobrepõem em várias demãos. Poucos anos depois, já se verifica uma cena complexa, com edifícios e figuras humanas detalhados. O desenho acompanha o desenvolvimento dos pequenos, com a exploração de movimentos em papéis variados, ela adquire coordenação para desenhar.
Os rabiscos realizados pelos menores, denominados garatujas, tiveram o sentido ampliado.No período de produção de garatujas, ocorre uma importante exploração de suportes e instrumentos. A criança experimenta, por exemplo, desenhar nas paredes ou no chão e se interessa pelo efeito de diferentes materiais e formas de manipulá-los, como pressionar o marcador com força e fazer pontinhos. Essa atitude de experimentação tem valor significativo para o seu desenvolvimento.
Desenhar é uma forma de a criança lidar com a realidade que a cerca, representando situações que lhe interessam.
Diferentes materiais
No desenho são inúmeras as propostas com diferentes meios como lápis de cor, giz de cera, canetinhas, grafite, giz de lousa e outros. Os suportes incluem o sulfite, a cartolina, o chão, a lousa, parede de azulejo, sucatas (rolinhos de papel higiênico, de laminado, caixas variadas, tampas de caixa de pizza, de sapato, etc).
- Produzir interferências criativas.
É importante que além de variar o tipo de suporte, variemos também os formatos: ora retangular, ora quadrado, triângulos, círculos; e as dimensões: bem grandes fixados na parede, colocados no chão; bem pequenos (10 x 10 cm) (utilizando canetinha fina) ou ainda estreitos e compridos. Essa variedade de tamanhos, formas e texturas conduzem os pequenos a buscar novas soluções, a encontrar outras possibilidades de ocupação do espaço e uso dos diferentes materiais.( Revista Nova Escola)
Durante as aulas, é preciso criar constantemente situações em que a criança desenhe sobre o tema que quiser e experimente vários materiais - lápis, tinta, giz de cera, carvão - e diversos suportes - papel, chão, areia, parede...
"Não importa se faz e tempo que o desenho foi produzido. Mostrá-lo cria referência de que ele foi feito por alguém e pertence a um conjunto de obras", explica Rosa ( revista nova escola).
. Tudo isso contribui para a turma deslanchar e começar a elaborar traços mais criativos e bem compostos
. Tudo isso contribui para a turma deslanchar e começar a elaborar traços mais criativos e bem compostos
Aprimorar o desenho...
- Possibilita a expressão pela linguagem pictórica, além da oral e escrita.
- Mostra o valor da arte na vida e na sociedade.
- Evita o empobrecimento gráfico e a produção de trabalhos estereotipados.
- Mostra o valor da arte na vida e na sociedade.
- Evita o empobrecimento gráfico e a produção de trabalhos estereotipados.
"Revista Nova Escola"
Mostra de obras feitas pelas nossas crianças de 4 a 5 anos:
Desenho feito com farinha de trigo:
Crianças do 6D
Desenho com barbante,
turmas manhã e tarde:
Gravura feito com isopor e guache
Infantil II- 6A
Trabalho de base circular de espessura fina e interferência de lápis preto e guache:
6C
Desenho feito com carvão
Desenho com guache:
Desenho com giz molhado e papel craft:
Desenho giz molhado - 6A
Desenho no círculo
Desenho de instalação
Desenho de instalação
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