quinta-feira, 22 de março de 2012

Sequência Didática"Identidade"

OBJETIVO:
*Que o aluno conheça, reconheça e identifique seu corpo, suas partes e funções básicas;
* Que reconheça o outro como sujeito de direito no espaço escolar;
* Que se desenvolva emocionalmente, ampliando os momentos de interação e convívio entre outros;
ATIVIDADE DIÁRIA:
* Exploração e contagem do tempo utilizando-se da rotina escolar diária para marcar o tempo;
* Roda de conversa para tratar dos combinados gerais e específicos das atividades no dia;
* Desenho na lousa de parte do corpo(cabeça);Contagem dos alunos presentes na sala;
* Os meninos contam a quantidade de meninas e vice cersa, as crianças ficam na frente da sala e os amiguinhos contam e tocam uns nos outros focando o respeito e o cuidado com o outro.
ATIVIDADE DIRIGIDA:
* Trabalho: na folha de papel kraft e em  grupo as crianças fazem a silhueta dos colegas;
* Posteriormente os alunos completam partes( ex: olhos, boca, orelhas...) que lhes parecem importante registrar;
*Trabalho individual na folha sulfite, completar as partes do rosto do desenho e completar o esquema corporal.
* Trabalho com os crachás dos funcionários, para o reconhecimento dos nomes e trabalho com letramento.
* Atividade com música que apresenta o esquema corporal"cabeça, ombro ,joelho e pé, mestre mandou( partes do corpo).
* Organização e do parque temático: Identidade;
* Com o contorno da silhueta das crianças, feito por elas, caracterizar com o perfil de uma funcionária ou professora da escola, será colocado no parque com o rosto vazado para que brinquem colocando o rosto  dos alunos no lugar do rosto do funcionária caracterizada.
ESPAÇO E MATERIAL:
* Sala de aula;
Pátio coberto; Refeitório; Parque de areia
.............................................................................
* Lousa: Giz; Papel kraft:
Caneta piloto com cores variadas; 
Som CD com músicas relachantes;
Giz de cera; Canetinha; Papelão;
EVA;
barbante; Papel sulfite.
AVALIAÇÃO:
Avaliação da proposta e devolutiva-
Em conversa com a professora de turma de infantil I levamos algumas questões sobre sequência didática.
O plano foi elaborado e planejado com detalhes. A professora cuidou do tempo, do espaço e dos materiais necessários para um bom andamento das atividades.
As crianças tiveram envolvimento efetivo nas diversas etapas e atividades propostas, etapas que foram sendo apresentadas de forma lúdica.
Estas atividades foram, aos poucos, facilitando a fase de adaptação. ampliando o contato entre os alunos e dos alunos com os adultos da escola.
Percebemos que as atividades de caracterização do corpo humano para crianças de 4/5 anos de idade devem ser propostas como rotina.Eles descobrem uma novidade a cada dia.
Há outra questão, as crianças estão em fase de se conhecer fisicamente e de reconhecer que há diferenças entre meninos e meninas.O trabalho com esquema corporal e identidade na educação infantil envolve além da discriminação física, a formação moral e social da criança num ambiente coletivo como a escola. Os professores da Educação Infantil necessitam de atenção à proposta desse trabalho delicado e fundamental na identidade social de cada criança.Outro ponto positivo foi a possibilidade de promover a ação e reflexão sobre o tema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário